Blog

Nona leitura do ano concluída!

Amigos leitores,

De volta esta semana, após muitos ajustes na agenda, na vida com o retorno à faculdade, com duas turmas este semestre: uma de língua inglesa I e outra de escritório de assessoria executiva. Vida que segue mais feliz! Bom, estou comprometida a cumprir as promessas do início do ano e este mês ajusto as leituras atrasadas que eu haveria programado para 2015. E falando em leitura, este fim de semana eu terminei de ler um dos grandes livros que já li na vida. Na minha opinião, livro bom é livro que ensina (não somente no sentido profissional, mas que traz lições de vida e perspectivas mais sensíveis sobre nossa realidade).

O fim de semana me trouxe momentos de muita reflexão a partir do livro “Olhe mais uma vez”, do secretário executivo, consultor e atleta profissional Moacir Rauber. Tive a grande alegria e satisfação de conhecer o autor em 10 de novembro de 2012, no Fórum de Inovação em Secretariado Executivo, promovido pela energizante e competente Pepita Soler, da Pepita Consultoria, em evento realizado no Hotel Sheraton Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Naquele momento eu morava no Rio e estava buscando mais inspiração para carregar minhas energias e me trazer fôlego para seguir com alguns sonhos antigos (um deles materializado no início deste ano, por meio do lançamento do meu primeiro livro).

Moacir é um ser humano extraordinário e sua palestra enriquece não só a mente, como também a alma. Não pude deixar de adquirir seu livro, mas entre trechos lidos, resolvi fazer a leitura global para compartilhar os comentários com vocês. Aqui destaco alguns pontos desta leitura especial, que sem dúvidas, podem fazer a grande diferença na forma como você está encarando a vida e sua profissão, sua carreira, seus sonhos. Vamos lá??

Expectativa de vida: o autor põe em questão as expectativas que temos para a vida e usa sua própria história de vida para isso. Fala de como se relacionava com as pessoas, sua atividade profissional (agricultor) na adolescência e como sua vida mudou após o acidente automobilístico que o deixou paraplégico. Ele conta do sentimento de tristeza, da falta de vontade de viver e de toda sua desmotivação após o acidente. Momento esse que muitos profissionais passam em algum momento da carreira.

Nova perspectiva: Moacir explica que com o apoio da família e dos amigos mais próximos, resolveu voltar a viver a partir de uma nova perspectiva e decidiu entender que sua limitação física não o impediria de conquistar seus sonhos e explica como foi a construção de uma trajetória de conhecimento, aprendizados, adaptações a mudanças e muita dedicação, fé e força de vontade para conquistar seus objetivos, entre eles, formação em nível superior, início de um empreendimento próprio e sua carreira no remo como atleta de alto rendimento.

As oportunidades: ele fala como devemos olhar para as situações com a mente e o coração abertos, pois muitas vezes quando uma tentativa é frustrada tendemos a nos fechar e a acreditar que não merecemos, que não vamos conseguir, porém quando tentamos enxergar o que está além de um não ou de um plano mal-sucedido, podemos ter as grandes oportunidades da vida.

Sonhos: o autor nos mostra com exemplos práticos a importância de sonhar e a diferença entre sonhar sem ação e sonhar com os pés no chão. Fala ainda que ninguém realiza os grandes sonhos sem antes realizar os pequenos. Cada pequena etapa concluída rumo ao sonho maior deve ser valorizada e celebrada. Ele ressalta que quando temos disciplina e foco para realizar os pequenos sonhos, certamente seguiremos no mesmo ritmo quando se tratar dos sonhos maiores.

Corpo organizacional: ele faz uma analogia do seu esporte, o Remo, ao funcionamento de uma organização. Para que uma parte da organização funcione bem, é necessário que as demais estejam alinhadas ao mesmo propósito. Infelizmente nem todas as organizações estão articuladas dessa maneira para fazer isso dar certo e, então, vemos diariamente casos de problemas organizacionais relacionados à comunicação e aos processos dentro das empresas.

O custo da ausência: por fim, ele fala algo que eu também sempre levo comigo: quanto custa a falta de atualização e a ausência? Quando elegemos uma profissão, temos que ter em mente que precisamos estar alinhados às tendências, novos saberes e descobertas daquela área do conhecimento. Isso implica, sim, em participar constantemente de eventos, feiras, conferências, congressos e estar presente onde grande parcela dos profissionais de nossa categoria está. Do contrário, ficaremos alheios e obsoletos em nossas práticas, prejudicando nossa capacidade criativa e empreendedora.

Esses são alguns pontos que mais me chamaram a atenção no livro do querido Moacir Rauber, mas não posso falar muito para não desmotivar você a buscar essa leitura, certo?

Leitura super recomendada! Abraços e ótima terça-feira, pessoal!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021