O futuro do Secretariado
Olá, pessoal!
Estamos muito próximos de mais um dia do profissional de secretariado, comemorado aqui no Brasil todo dia 30 de setembro. Tenho pensado no que conquistamos desde que a profissão se estabeleceu, desde que recebemos uma legislação regulamentar da profissão e desde que ganhamos mais espaço no mercado. Foram avanços importantes, significativos, mas ainda estamos aquém do que deveria ser o objetivo de todo secretário. Em fevereiro deste ano completei cinco anos de formada na área e ainda tem gente que não sabe, por exemplo, que a profissão tem status de nível superior.
Pode parecer exagero da minha parte, mas tenho a sensação de que ainda precisamos de um esforço um pouco maior para conquistar o devido espaço e o devido respeito no mercado de trabalho e nas instituições onde desenvolvemos nosso trabalho. Bom, seria interessante se cada profissional conseguisse sintetizar em poucas palavras o que espera do futuro da profissão de Secretariado.
As oportunidades que teremos nos próximos anos dependem diretamente da postura que decidimos adotar no nosso cotidiano de trabalho, no que produzimos, de quem provamos ser e do que aceitamos e recusamos com relação a condutas indevidas, abuso de autoridade etc. Aqui em Brasília o pouco contato que tive com estudantes da área me mostrou que os estudantes não esperam nada além de um emprego razoável, de preferência por meio de concurso público e um salário que possa realizar gradativamente seus sonhos.
Não é errado e nem julgo ninguém por pensar assim, mas eu sinto que podemos ir além e promover uma mudança mais barulhenta, que beneficie a nós, profissionais, e a sociedade de modo geral e indiretamente. Podemos ser os melhores naquilo com o que nos comprometemos. Que tenhamos bons motivos para celebrar sermos secretários! Eu escolhi ser secretária executiva para promover mudança, transformação e desenvolvimento na minha vida e na vida das pessoas que cruzarem meu caminho. Sempre acreditei que as pessoas podem partir de um encontro com você se sentindo melhor do que quando chegaram. E vocês, o que desejam para o futuro do Secretariado?
Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.