Acompanhamento necessário
Queridos leitores,
Mais um mês começando e nem dá para acreditar que o mês de janeiro passou tão rápido. E, como a grande maioria das pessoas gosta de acreditar, “o ano só começa depois do carnaval”, mas esse também é um lugar comum. Este ano eu me propus uma autoavaliação periódica, para melhorar a percepção de conquista do que planejei. E eu recomendo isso a você também.
Ter um acompanhamento de tudo o que você faz é extremamente importante para saber o que faltou, o que pode ser melhorado e o que deve ser adicionado ao seu planejamento. Uma das maiores críticas nas organizações atualmente é a maneira como as avaliações de desempenho são realizadas. Acredito que ainda são poucas as empresas que promovem acompanhamento constante do trabalho de seus empregados.
A falta de acompanhamento seguida de uma avaliação fria e objetiva causa desconforto, insatisfação e muitas vezes comportamentos não saudáveis como desinteresse, falta de engajamento e perda de confiança no gestor. Portanto, eu faço um convite a você, profissional: experimente o autoacompanhamento e a autoavaliação periodicamente.
O mês de fevereiro está começando. Aproveite para listar suas tarefas para este mês e se possível, semanalmente faça um balanço do que você conseguiu, como e também o que você não conseguiu, refletindo sobre o que pode ter dado errado.
Espero que funcione! Um mês muito produtivo para vocês e um excelente final de semana!
Por Marcela Conceição Brito