A força dos introvertidos
Queridos leitores,
hoje é sexta e a maioria das pessoas neste momento está ansiando por saírem do trabalho e se divertirem. Mas como o dia ainda não acabou, eu gostaria de compartilhar hoje com vocês um assunto sobre pessoas introvertidas. Eu venho de uma família de muitas mulheres comunicativas (e quando eu digo muito, é bem mais que o normal – se é que existe algum padrão de normalidade). Quando todas se reunem na casa da minha avó, é difícil entender se existe uma conversa ou discussão, pois além de comunicativas, todas são muito expressivas e extrovertidas.
Há duas primas, nesse meio, que são mais caladas, menos expansivas, e eu sempre me lembro de cenas de família onde elas sempre eram um pouco colocadas na berlinda exatamente por serem “diferentes” de nós, que formávamos a maioria. Um grande absurdo. Passei oito anos fora desse ambiente caloroso e, agora, mais próxima novamente, percebo algumas coisas que depois vocês vão entender que fazem muito sentido. A característica de reserva, silêncio, observação e introspecção dessas duas primas foram, na realidade, elementos poderosos na construção das metas que elas projetaram para a vida delas.
Por exemplo, pessoas mais caladas e mais obervadoras tendem a ser mais tranquilas, mais concentradas, mais equilibradas, racionais e, inclusive, mais criativas. As empresas ainda não atentaram para este tipo de perfil, mas devem começar, pois essas pessoas, segundo a pesquisadora norte-americana Susan Cain. Segundo a autora, o ambiente corporativo ainda favorece muito mais os extrovertidos e, muitas vezes, bloqueia a capacidade de desenvolvimento dos mais quietos.
O mundo vive um momento onde todos querem ter voz, direito a falar e a serem ouvidos, mas sem dúvida o grande desafio é calar e buscar desenvolver outras habilidades que exigem a calma e o silêncio com mais frequência.
Eu desejo que você exercite, assim como eu, o silêncio e a observação tornem-se um hábito constante no desenvolvimento de sua carreira e no seu processo de crescimento pessoal.
Ótima sexta a todos!
Por Marcela Conceição
Prima, ficou show de bola!!!!
Não sou quieta, apenas é o meu jeito.Afirmo que mudei muito, hoje me comunico da minha forma….rsrsrsrs!!!
beijos
Este artigo mostra que o mundo muitas vezes cobra das pessoas características que não fazem parte da personalidade delas, o que é um erro e quase sempre prejudica as pessoas mais introvertidas.
A pesquisadora que eu citei no artigo mostra o quanto os mais introvertidos, quando devidamente estimulados, podem ser criativos, inovadores e altamente empreendedores. Fique com vontade de comprar o livro dela.
Aproveite meu site e acesse mais vezes!!
Beijos!!!
Marcela Conceição