Blog

Materialismo corporativo

Queridos leitores,

como toda sexta-feira chega trazendo um ar de liberdade e leveza a muitos profissionais, considerei a oportunidade para falar com vocês a respeito do que decidi chamar de materialismo corporativo. O que é isso? É o falado apego material que vemos em muitas pessoas quando se trata de coisas do ambiente de trabalho. Da mesma forma que nos acostumamos com o espaço de trabalho e os objetos que compõem este espaço, devemos compreender que tudo aquilo é uma extensão das nossas necessidades laborais e não uma extensão de nossas necessidades pessoais.

Notamos profissionais agindo dessa forma em duas situações constantes (embora haja exceções e o quadro esteja mudando): no serviço público (infelizmente, apesar das ações para mudar o perfil dos servidores que ingressam, ainda é recorrente) e profissionais com muitos anos de trabalho na mesma área ou mesma função. Há pessoas que tornam seus espaços de trabalho verdadeiras extensões da sala de estar de suas casas. Isso tem um impacto psicológico muito forte, pois com o passar do tempo faz com que a própria pessoa acredite que aquele espaço é dela, mesmo que um dia passe.

Esse apego pode impactar também o discurso dos profissionais. Quem nunca ouviu um colega de trabalho ou gestor perguntar “quem mudou a minha cadeira?”, ou “quem trocou a minha mesa de lugar?”. Uma boa solução para que situações como essas sejam evitadas são mudanças e rotatividade. É muito saudável de tempos em tempos a equipe de trabalho promover rodízio de atividades entre os empregados.

Caso isso não seja possível, você mesmo pode propor mudanças de ordem emocional e estrutural. Exemplos: deixar sua mesa mais limpa, aproveitando até para praticar os preceitos do método 5S, tornar seu ambiente mais limpo visualmente e mais impessoal. De maneira estrutural, é interessante de vez em quando modificar o layout da sala e mudar os pontos de vista de sua mesa. O impacto, ainda que não se perceba nitidamente, é muito forte.

Portanto, gostaria que você refletisse sobre este assunto, assim como eu também, e aproveite para exercitar o desapego material tanto das coisas do trabalho quanto das coisas da vida. Faz bem e torna você uma pessoa mais livre e feliz consigo mesma.

Tenham um excelente final de semana!

Por Marcela Conceição

 

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021