Atitudes de campeão
Olá, profissionais!
Quem quer vencer e ser referência precisa trabalhar para isso. Isso é básico e há um momento na vida que é necessário entender essa questão. Independentemente de onde você esteja, o que você faça o mais importante é saber aonde você quer chegar. Ou seja, o primeiro passo para buscar satisfação pessoal na carreira e ser reconhecido por isso é avançar no comportamento e na atitude baseado em alguns passos importantes:
1. Autodefinição – É o primordial para qualquer pessoa, antes de mais nada. Ter consciência de quem você é no mundo, qual o papel que você precisa desempenhar, ter noção do que gosta de fazer o onde deseja atuar. Quem não sabe nada disso ou ainda coloca suas expectativas em outras pessoas, em outros lugares, em outras empresas e não consegue se sentir bem consigo mesmo provavelmente não se sentirá bem depois de cinco, dez ou vinte anos.
2. Foco – Uma pessoa vitoriosa caracteriza-se pela concentração e determinação no que quer atingir. Sabe exatamente onde quer chegar, caminha e age conforme as demandas para alcançar, se possível, em menor tempo. Além disso, sabe o que pode atrapalhar seus planos e procura afastar-se desses entraves. Pessoas com foco dificilmente se deixam levar pela influência de terceiros e se torna seletiva ao construir uma rede de relacionamentos.
3. Planejamento – Planejar é a palavra de ordem para todos os profissionais. Traçar metas e estratégias para alcançá-las ao longo de um período é fundamental para chegar mais rápido ao objetivo. Quem planeja e cumpre o planejamento não encontra grandes dificuldades para o crescimento e desenvolvimento de carreira.
4. Relacionamento – A antiga e famosa máxima que nossos pais e avós costumavam dizer “diga-me com quem andas que te direi quem és” nunca fez tanto sentido, especialmente quando aplicado à carreira. Ao longo da vida você tem o poder de decidir com quem se relacionar e a escolha depende de quem você quer ser e onde quer chegar. se você quer ser referência não preciso prolongar a conversa e dizer que é bom associar-se com pessoas que tenham interesses afins. Companhias que podem tirar você do caminho rumo aos seus objetivos não merecem ser mais que “conhecidos”.
5. Regularidade – Manter-se regular no que se faz e no que se busca evita a instabilidade emocional e física que os altos e baixos na carreira podem causar. Muito cuidado com os extremos e tente ser uma pessoa realista sem perder a vontade de inovar, avançar e produzir.
Essas são cinco atitudes que eu tenho observado em pessoas que se tornam campeãs naquilo que decidiram escolher como carreira de vida. Pense com calma a respeito e passe também a observar as atitudes de quem tem este perfil. Você vai perceber que não é nada difícil se tornar um campeão também. Basta querer e ter atitude (ou atitudes) para isso!
Por Marcela Conceição