Carreira na Administração Pública
Olá, mundo!
Muitos se questionam sobre o plano de carreira dentro de órgãos públicos, antes de realizar um exame para ingresso no serviço público. É de suma importância e responsabilidade rever este valor antes de entrar para o rol dos funcionários públicos. Por quê?
Posso citar 4 razões fundamentais pelas quais você não deve tomar atitudes precipitadas, especialmente quando se trata do serviço público, em qualquer esfera:
1ª razão: Iniciação profissional no setor privado
Se você iniciou sua carreira em organizações do setor privado, especialmente por empresas com projeção interna de carreira e programa qualificado de gestão de pessoas, tenha cuidado! Com toda a certeza você vai estranhar a dinâmica do serviço público. Seus conceitos de prazos, negociação e motivação deverão mudar em virtude da estrutura, mais burocratizada e menos participativa. A administração pública deve seguir e obedecer a parâmetros convenientes ao estado e não a clientes, como em empresas, uma vez que trabalha com recurso público.
2ª razão: Meritocracia
Se você acostumou-se a receber reconhecimento e bonificações, tanto em dinheiro como em prêmios, esqueça tudo isso se você optar pela administração pública. Não estou dizendo que esta hipótese está descartada, mas será bem mais difícil encontrar um órgão que a pratique como as empresas privadas. Você deve entender que o trabalho excelente no serviço público é de interesse de todos e a administração pública entende que este é o maior papel do servidor, portanto, superar-se buscando reconhecimentos não é tão válido assim, mas pode render uma indicação para assumir uma unidade ou um cargo de confiança.
3ª razão: Dinamismo e inovação
Essas duas palavras são as que mais fazem falta em uma experiência no serviço público. O que você pensa e gostaria de praticar imediatamente fica comprometido, em virtude da necessidade de aprovação de unidades ou departamentos hierarquicamente superiores. Tudo que pode modificar a estrutura e o funcionamento dos órgão públicos devem ter autorização do setor competente. Isso pode levar semanas, meses ou, até anos, dependendo da situação. A grande rotatividade de chefias também atrapalha, levada por fatores eleitorais.
4ª razão: Aumento de salário
Esta é uma das razões mais importantes e menos motivadoras do trabalho público. Atualmente a maioria dos órgãos do serviço público possui um plano de cargos e salários que contempla um percentual sobre o salário base das conclusões de cursos de especialização, aperfeiçoamento, mestrado e, inclusive, doutorado. Se é justo ou não, quem decide é você. Se como mestre ou doutor você acredita que pode conseguir mais no mercado, trabalhando de outras maneiras, então já sabe o que fazer. Ou, até mesmo, na iniciativa privada, você pode conseguir mais com a especialização.
De qualquer maneira, o que deve determinar seu posicionamento em relação a ingressar ou não na administração pública é seu perfil profissional e o que você espera de você mesmo. Eu já sei, passei por experiências que já me fizeram tomar decisão. E você?
Por Marcela Conceição