E quando você precisa indicar?
Olá, mundo!
Um dia em sua jornada de trabalho pode ocorrer de alguém lhe pedir uma indicação de um profissional para uma área que seja de seu conhecimento ou domínio. Simples, verdade? Nem tanto quanto possa parecer, pois indicar alguém significa uma responsabilidade muito grande.
Primeiramente, você deve agir imparcialmente para indicar um profissional visando exclusivamente suas competências técnicas e seu histórico de relacionamento e comportamento nas empresas anteriores. Em segundo lugar precisa saber se a pessoa que você indicará estará confortável em seu novo ambiente de trabalho e se aceitará a proposta.
Conhecer a pessoa que você deseja indicar é o fator mais importante neste processo, já que não basta apenas ter uma relação de amizade e, sim, saber que a pessoa é profissionalmente, pois o peso da indicação recai mais sobre você do que sobre a pessoa indicada. Quando a você é solicitada uma indicação quer dizer que a empresa está dando um voto importante de confiança.
Além do fator técnico, pesa muito em uma indicação a necessidade de cada pessoa. Às vezes nos deixamos levar por aquela pessoa que está sem emprego, que está precisando trabalhar e deixamos de ser mais impessoais. O fato é que a pessoa que mais necessita nem sempre é a que melhor vai ocupar o cargo que está sendo oferecido. E o profissional para este cargo é você quem vai indicar.
O desenvolvimento do trabalho que o profissional indicado realizará será remetido a você de alguma maneira, independentemente de efeitos negativos ou positivos. E enquanto você estiver na organização isso poderá impactar suas atividades, portanto, pense bastante antes de indicar uma pessoa.
Por Marcela Conceição