Quer ser grande? Comece pelas atitudes!
Olá, Profissionais!
Um dos maiores questionamentos dos profissionais que vivem os impactos da globalização 3.0 é querer entender como se faz para obter grandes resultados. É muito natural sentir essa ansiedade, uma vez que era que vivemos você é o que você faz (pelo menos sob o ponto de vista social).
E como ter destaque no que faz? Como ser grande? Essas perguntas são freqüentes, simples de responder e complexas de praticar. As pessoas, geralmente, esperam um manual explicativo para tornarem suas atividades profissionais visíveis e reconhecidas.
No entanto, esses profissionais se esquecem de que, além do desenvolvimento de habilidades de gestão, devem se preocupar também com o desempenho das atividades relacionadas à liderança.
Liderança e Gestão são dois conceitos bem diferentes, embora as habilidades de um complementem as habilidades do outro. As habilidades de gestão são as habilidades relacionadas a competências técnicas, ao conhecimento de métodos e processos organizacionais.
Já as habilidades de liderança pressupõem habilidades de relacionamento interpessoal e conhecimento humano. Profissionais com grande sensibilidade, que possuem empatia e bom relacionamento com os outros tendem a desenvolver melhor habilidades de lidar com pessoas.
E para desempenhar trabalhos de destaque e sucesso é necessário que o profissional compreenda a importância de superar metas, conhecer procedimento e técnicas, porém com a consciência de que nenhuma atividade pode vingar se não houver cooperação entre os envolvidos, ou seja, é necessário que todos os membros da equipe estejam motivados.
E, por fim, para motivar os que trabalham em equipe com você é imprescindível que você, primeiramente, seja uma pessoa motivada, goste do que você faz e acredite na importância do que realiza. Não trabalhe em algo apenas por compensação financeira, pois com o tempo você constatará que o salário emocional é o que pesa mais.
Por Marcela Conceição