Eventos: ampliando o networking
Olá, mundo!
Vai começar uma jornada de encontros, simpósios, seminários e congressos que só acaba finalzinho do ano. Esses são exemplos de eventos que reúnem uma determinada classe de profissionais a fim de discutir novas diretrizes para a comunidade.
Esses eventos geralmente são utilizados como desculpa para alguns profissionais aproveitarem para viajar e passear e nem sequer dar as caras no evento. Definitivamente esta não é uma atitude muito produtiva. É perfeitamente possível conciliar as atividades do congresso ou simpósio com as atividades pessoais.
Uma maneira de você ficar vinculado ao evento e ter mais dificuldade para fugir é inscrevendo um trabalho científico ou submetendo para avaliação uma atividade pequena como um pôster para ficar em exposição. Isso ajuda você a se interessar mais, a agregar mais conhecimento e a aumentar sua networking.
Nesses tipos de eventos profissionais e acadêmicos você tem a possibilidade de conhecer pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, pode conhecer as pessoas que são referência na sua área de atuação e com elas trocar contatos. Quando você cria esta oportunidade os benefícios são inúmeros.
Experimente exercitar trabalhos extracurriculares em eventos desta natureza. Em poucos meses você poderá contatar pessoas muito competentes da sua área e que em algum momento poderão auxiliar você em um projeto ou desenvolvimento profissional.
E como uma pessoa bem planejada você também poderá andar e conhecer os lugares onde estão ocorrendo os eventos. Com bastante sabedoria e planejamento é possível aproveitar (e muito!) os dois lados de uma viagem profissional!
Por Marcela Conceição