Leitura: o caminho da produção
Olá mundo!
O mercado de trabalho se divide em diversas áreas de atuação. Há os que gostam do dinamismo e competição das grandes empresas, já outros preferem a estabilidade tão comentada, e por tantos sonhada, do serviço público. E, por fim, há os profissionais que desejam trabalhar com a produção do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento da ciência.
Aos que se encaixarem na terceira opção ou que pensam se encaixar na terceira opção o mais importante é saber que a produção de conhecimento depende principalmente de tudo o que você absorve. As informações que você filtra e o conhecimento que você adquire no dia-a-dia são fundamentais para aquilo que você produz. E é exatamente por esta razão que você deve aprender a dividir o que pode agregar valor daquilo que só vai tomar o seu tempo. E como diria Tio Sam “Time is Money”.
A leitura é muito importante para quem estiver decidido a enveredar pelos rumos da pesquisa acadêmica e da ciência. A leitura proporciona aumento na concentração, maior oxigenação do cérebro, melhoria e aumento do vocabulário, aprendizado de novas palavras, estímulo da criatividade, além do valor agregado.
Toda a produção é realizada baseada em uma série de conhecimentos e informações acumulados. Exemplo disso é a bibliografia constante no final dos livros. Todo bom autor é um excelente leitor. Então, se você quiser ser produtor de conhecimento seja um bom receptor de conhecimento. Leia muito e o ato de escrever se tornará mais prazeroso e natural.
Boa leitura e boas produções!
Por Marcela Conceição