Natal: presentear sem se prejudicar
Olá, mundo!
A menos de três semanas para o Natal a maioria das pessoas ainda não parou para pensar no que vai dar de presente a seus familiares. Mas será que é por falta de tempo ou por falta do famigerado dinheiro?
Falta de tempo ou de dinheiro, o fato é que muita gente se vê endividado no final do ano, mas sente uma enorme necessidade de presentear cada um de seus familiares. Por que isso acontece? Fácil. Isso ocorre porque a mídia e os profissionais que trabalham com publicidade são pagos para criar desde o final de outubro um clima natalino tão envolvente que difícil mesmo é resistir.
Neste caso, o que fazer? Seu décimo terceiro salário chegou e o salário de dezembro também. Muitas dívidas e pouco dinheiro para agradar todo mundo? Seja inteligente, não adquira mais dívidas. Seja criativo, aproveite alternativas de baixo custo e originais que pareçam com a pessoa.
Acredite, algo criado por você e que seja a cara da outra pessoa possui mais valor do que algo muito caro e que não simbolize nada na relação que você mantém com ela. Veja alguns exemplos:
Pai e Mãe – Você pode fazer um vídeo animado com música de fundo e efeitos visuais gravando uma mensagem que os alegre, ou se você tem vergonha e não sabe utilizar programas de vídeo, você pode montar uma cesta de natal com frutas, doces e colocar um bonito porta-retrato de um momento feliz que passaram juntos;
Amigos – Mais fácil. Amigo que é amigo sabe os gostos, então aproveite. Se seu amigo gosta de música, monte uma coletânea com um toque que seja só seu. Se ele gosta de tecnologia procure uma literatura de um tema que ele gosta e que pode ajudá-lo a se aprimorar no trabalho, pois com certeza opções de baixo custo não faltarão;
Namorado (a) / Cônjuge – Muito bom preparar presente para a pessoa amada. Tantos momentos significativos, tantas lembranças, lugares, viagens, presentes que não há desculpa para não ser criativo. Além das possibilidades de criação de um presente para seu amor, não se esqueça que, no final das contas, você acaba sendo o maior presente. Então por que não fazer uma surpresa? Use sua imaginação.
Com o dinheiro curto e as dívidas na porta no final do ano seu maior erro é querer dar uma de “papai Noel” e presentear papagaio, periquito e cachorro. Se você faz tanta questão de lembrar dos parentes, envie um cartão bem bonito com uma mensagem escrita por você e as pessoas se sentirão lembradas.
Transforme seu natal em um momento de sentimento e demonstre de fato o que sente pelas pessoas de sua família que estão com você durante todo o ano e utilizando opções criativas para presentear estas pessoas, você evita dívidas e começa um novo ano com motivação suficiente para torná-lo de fato próspero.
Por Marcela Conceição
Poxa, coitados de nós publicitários hehe! Agora, falando sério, não sei se é “pão-durice”, mas penso que uma outra alternativa é o bom e velho cartão de natal…! Dependendo da loja, é possível encontrar cartões bons, bonitos e barato$ e assim fazer um maior número de pessoas felizes; e se a questão é tornar o presente mais pessoal e significativo, combiná-lo a uma foto da família, dos amigos ou do namorado/cônjuge, sempre nos traz aquelas lembranças tão especial 🙂
É verdade, Jorge! Bem lembrado. Os cartões de natal a cada ano estão mais personalizados, mais criativos e mais bonitos e podem ser adquiridos a preços modestos.
Além de uma mensagem escrita a mão uma foto de família ou outro objeto que lembre o laço familiar e afetivo com a pessoa a ser presenteada vão bem. Ótima referência!