Blog

Será que é assédio moral?

Olá, Profissional!

O dia-a-dia no trabalho pode trazer situações incômodas, constrangedoras e até moralmente ofensivas. Piadas de mau gosto, comentários inconvenientes e conversas que fazem o colaborador se sentir humilhado são exemplos do que pode ser uma tentativa de assédio moral.

Mas embora este assunto seja comum no meio empresarial, o que de fato é assédio moral? Antes de listarmos uma relação de condutas e atitudes que podem consistir em assédio moral, precisamos entender o que é o assédio moral. A primeira coisa que se tem a dizer sobre o assédio moral é que não se trata de um fato novo, uma vez que ele é tão velho quanto o próprio trabalho.

O assédio moral resume-se a uma série de situações humilhante se constrangedoras pelas quais passa um trabalhador durante as horas de sua jornada de trabalho e que se repetem com freqüência. Ocorre geralmente em cargos de hierarquia autoritária, sempre de forma a intimidar o colaborar forçando-o até a deixar o emprego.

O assédio moral causa no colaborador um impacto emocional muito forte, podendo acarretar em médio prazo problemas de relacionamento e confiança por parte do trabalhador prejudicando, por conseguinte, o desempenho do funcionário em suas atividades laborais.

Portanto, constata-se que um caso de humilhação por si só não consiste em assédio moral, pois para que este seja caracterizado, são necessárias algumas atitudes mais freqüentes, tais como:

Repetição de atos constrangedores;

Atos intencionais, ou seja, com o objetivo de forçar o outro a sair do emprego;

Atos direcionados, quando existe um foco em uma determinada pessoa;

Freqüência com que ocorrem os atos;

Prejuízos emocionais impactando no desempenho do trabalho.

O assédio moral precisa acabar e você como colaborador e trabalhador, antes de tudo, é o principal responsável pela preservação de sua integridade profissional. Conheça mais sobre assédio moral e não permita que ninguém em seu ambiente de trabalho faça parte desse quadro.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021