Profissão Consultor: pense nisso!
Olá, Profissionais!
Vez por outra alguém comenta que seu sonho é poder atuar no trabalho de maneira independentemente, sem vínculo com uma empresa específica e tratando de assuntos de seu interesse e não do interesse da organização. Muito bem! Poucas pessoas, porém, tentam se aperfeiçoar no que gostam (quando sabem o que gostam) e acabam se esquecendo realmente do que querem fazer.
Pensando nisso, o assunto de hoje é sobre uma profissão que tem gerado muitos empregos e que tem destacado muitos profissionais no mercado: o consultor. O consultor é o profissional que, devido à sua especialidade e conhecimento técnico em determinado assunto, é procurado para fornecer consultas técnicas, geralmente a empresas, a fim de propor soluções que possam sanar os problemas encontrados.
Atualmente a profissão de consultor é exercida por profissionais autônomos graduados em diversas áreas do conhecimento tais como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e Engenharia, porém outros profissionais começaram a ver possibilidades de atuação na consultoria e disseminaram sua prática.
A atividade de consultoria, embora tenha se destacado nos últimos anos no Brasil, não é recente. Nasceu com os conselheiros dos reis na Idade Média e se transformou em uma atividade de importância sem igual nas organizações atuais. Os consultores podem ser definidos como assessores, analistas, pesquisadores e consultores internos quando desenvolvem o trabalho na condição de colaboradores da empresa.
A consultoria, portanto, é uma importante ferramenta de apoio à gestão empresarial e por meio dela é possível programar modificações para que determinadas finalidades na organização sejam alcançadas.
Por Marcela Conceição