O que eu vou ser quando crescer…
Olá, mundo!
Este período do ano é o período dos vestibulandos. Os estudantes que realizarão provas de inúmeros vestibulares ao redor deste país já estão em fase de revisão e muito apreensivos pelas provas que irão realizar.
Muitos são os motivos para o estudante ficar nervoso, cheio de expectativa e, ainda, com dúvidas. Se a escolha do curso foi acertada, se ele será feliz estudando o que escolheu e se ele realmente tem certeza de que deseja trabalhar nesta área de atuação.
A escolha é o momento decisivo na vida de um jovem estudante, pois a partir daquele momento ele começa a definir como será construída a sua carreira e, se esta escolha não for bem realizada pode causar danos à vida profissional da pessoa.
Portanto, antes de escolher um curso, ou mais do que isso, uma profissão para a sua vida, é necessário tomar algumas atitudes antes. Conhecer a realidade da profissão é uma dessas atitudes, além de se conhecer primeiramente e saber o que deixaria você feliz no emprego.
Veja as 5 atitudes indispensáveis para o estudante que está em fase de escolha do sua profissão.
- Traçar suas habilidades, interesses e preferências sociais, culturais e econômicas;
- Definir que tipo de pessoa você;
- Tentar se imaginar trabalhando na área que pretende escolher;
- Visitar faculdades que ofereçam o curso;
- Entrevistar profissionais da área.
Saber como é a vida dos profissionais que trabalham na área pretendida por você é um importante passo para descobrir se você se encaixa neste contexto. Não é nada muito difícil, todavia exige tempo e paciência para buscar compreender a si e ao meio onde você quer ingressar.
Agindo assim, você começa, gradativamente, a descobrir o que você quer ser quando crescer.
Por Marcela Conceição