Atenção! Há vagas de Emprego
Olá, Profissionais!
Você já pensou na quantidade de empresas que oferecem vagas de trabalho e que sofrem com a dificuldade em encontrar profissionais qualificados? Entre os meses de julho e setembro foi realizada pesquisa pela empresa H2R em parceria com a Revista Você S/A para verificar o nível de dificuldade que as empresas possuem em preencher cargos.
A pesquisa ouviu 130 empresas e todas foram unânimes em dizer que possuem dificuldade em preencher, pelo menos, uma vaga de trabalho. De todos os fatores que causam dificuldade em preencher uma vaga de emprego a falta de habilidade técnica saiu na frente. Veja o resultado simplificado da pesquisa:
57% dos entrevistados apontaram o fator técnico como maior dificuldade;
23% disseram que é a formação acadêmica;
19% afirmaram que o talento versus a oferta profissional é a maior dificuldade;
12% dos entrevistados constataram que os idiomas são a maior dificuldade;
11% disseram que são as habilidades comportamentais.
A pesquisa alcançou também os níveis regionais. Por exemplo, em São Paulo as empresas sentem dificuldade em encontrar profissionais com fluência em inglês ou espanhol, especialmente voltados aos cargos de especialista e analista. Já em Minas Gerais e no Rio de Janeiro o problema está em recrutar profissionais que preencham cargos executivos.
Nas regiões Norte e Nordeste a dificuldade está em preencher praticamente todos os níveis. No Centro-Oeste e no Sul do país há problemas para encontrar profissionais para preencher cargo de diretoria e Engenheiros.
Não há profissionais qualificados o suficiente para atender a demanda do mercado de trabalho atual. No pós-crise as empresas começam a substituir quantidade por qualidade, porém as barreiras encontradas são muitas.
Outra razão para que essa dificuldade exista é que as empresas exigem muita qualificação e, algumas vezes, experiência na área, para o preenchimento de vagas em cargos de responsabilidade e atribuições de alta relevância, contudo oferecem um salário que na maioria das vezes não chega a R$ 4.000,00.
Portanto, profissional, busque mais qualificação e prepare-se fortemente para o mercado de trabalho. Vagas de emprego existem, mas nem sempre há pessoas aptas a ocuparem estes cargos. Invista mais em você!
Por Marcela Conceição