Blog

Ações: investimento para formação de patrimônio

Olá, caros profissionais!

Encerro hoje a série de artigos “Minha Carreira, Minhas Finanças” com a apresentação de mais uma opção de investimento. Decidi fechar a série expondo as características do investimento em ações. Para os mais conservadores, esse tipo de aplicação pode parecer demasiadamente arriscado e algumas vezes irrresponsável, porém nenhum investimento é arriscado se for realizado com um pouco de estudo, pesquisa e acompanhamento.

O mercado de ações no Brasil é bastante aquecido em virtude da quantidade de empresas públicas e privadas que possuem capital aberto na bolsa de valores. Essa conduta por parte das empresas é muito importante para o país, pois ao abrir seu capital uma empresa movimenta a economia do país, permite que pessoas físicas comuns, ou seja, aquelas que nem empresárias são, tornem-se suas acionistas e garantam, em médio prazo, o fortalecimento de sua área de atuação.

Optar por investir em ações é uma decisão séria e deve ser tomada com bastante consciência e inteligência. Portanto, preste atenção em algumas dicas importantes que podem tornar seu investimento uma bem-sucedida alternativa de fazer seu patrimônio ser valorizado:

  • Estude as empresas que possuem capital aberto na bolsa de valores , analise o histórico delas e constate se valerá a pena tornar-se sua acionista;
  • Escolha empresas de capital e negócios sólidos, com boa imagem no mercado e bom relacionamento com o governo;
  • Nunca comprometa o capital que você necessitará para cobrir suas despesas referentes às necessidades básicas. Tenha um capital direcionado apenas para este tipo de investimento;
  • Acompanhe o andamento das ações por noticiários, pela internet e nunca deixe de verificar a valorização de suas ações;
  • Busque uma orientação profissional, pois este tipo de aplicação requer conhecimento técnico especializado;
  • E, por fim, jamais se esqueça de que investir em ações é uma importante maneira de formar um patrimônio forte ao longo dos anos, mesmo que demore 10 ou 15 anos.

Até aqui você acompanhou três maneiras bem conhecidas de investir seu dinheiro e tornar mais válidos seu trabalho e sua dedicação. No entanto, procure outras fontes para se aprofundar no assunto e se tornar uma pessoa financeiramente mais produtiva e consciente.

Caso você tenha gostado deste artigo, pode continuar aprendendo mais sobre ações e bolsa de valores. Eu garanto: vale a pena e faz a gente pensar diferente acerca de dinheiro.

No final das contas, economizar dinheiro é sempre mais divertido do que gastar.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021