Renda Fixa: mais dinheiro em médio prazo
Olá, mundo!
No terceiro artigo da série “Minha Carreira, Minhas Finanças”, vamos conhecer um outro tipo de investimento: fundo de renda fixa. Atualmente os fundos de renda fixa são uma excelente forma de fazer o dinheiro crescer em médio prazo e a uma taxa de juros maior do que a da caderneta de poupança.
Fundo de renda fixa nada mais é do que títulos, que podem ser privados ou públicos, que pagam uma determinada remuneração que é definida no momento de aplicação do capital ou no momento de resgate deste mesmo valor. Cada título adquirido é como se fosse um empréstimo da pessoa física à instituição financeira, a empresas ou ao governo.
Como exemplo, vou citar um título privado muito conhecido e cujos benefícios são social e financeiramente reconhecidos: o CDB. CDB significa Certificado de Depósito Bancário e constitui, junto com outro fundo de renda fixa, o RDB (Recibo Depósito Bancário), os principais títulos emitidos por instituições financeiras a pessoas físicas ou jurídicas não financeiras.
O CDB consiste em um depósito em prazo predeterminado e que possui sua rentabilidade pré ou pós-fixada. Se for pré-fixada a rentabilidade do CDB ocorre estritamente sobre a taxa de juros. E pós-fixada a rentabilidade fica atrelada a outras taxas, permitindo que o depositante só conheça seu rendimento no resgaste da aplicação.
Dessa forma, as instituições financeiras são obrigadas a oferecerem CDBs pré-fixados aos investidores, para que ele saiba no ato o rendimento de sua aplicação.
Agora que você já conhece mais este tipo de aplicação financeira, verifique se seu perfil se adequa a esta alternativa de investimento e faça seu dinheiro multiplicar!
Por Marcela Conceição