Blog

Os passos para um grande evento

Olá, mundo!

No ritmo da escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos do Brasil em 2016 ocorrida ontem percebe-se a grandiosidade de um evento como este. Portanto, vou mostrar de que maneira é possível planejar ==> organizar ==> executar ==> analisar um evento, analisando possíveis imprevistos que podem acontecer e sobre os quais algumas vezes não temos controle.

Um evento deve ser pensado por um grupo de pessoas de maneira bastante clara e objetiva. O grupo responsável por realizar o evento deve, primeiramente, conhecer qual o seu objetivo, definir um tema, um formato e um período para começar a planejar. O planejamento de eventos envolve desde a discussão sobre os itens que devem constar no projeto do evento até sua total finalização.

O projeto é importante, pois com ele a equipe organizadora do evento pode solicitar patrocínios a empresas e acompanhar todas as etapas do evento de maneira sistemática. Após o planejamento e a elaboração do projeto, é o momento de organizar. A organização inclui a divisão de comissões dentro da equipe, a fim de alcançar as metas importantes da estruturação do evento de acordo com o tempo estipulado.

A organização exige do líder da equipe ou coordenador geral do evento habilidades técnicas, gerenciais e, acima de tudo, humanas. Esta pessoa na equipe possui a função de identificar talentos e delegar atividades conforme os diferentes perfis. Então, após dividir as comissões de trabalho do evento, o líder deverá distribuir as tarefas aos que produzirão satisfatoriamente na comissão para a qual foi indicado.

Depois destas duas etapas essenciais que são planejamento e organização, agora é a vez da execução. Todos a postos, espaço decorado, roteiro pronto, tudo dentro do prazo. E agora? Durante o evento, é importante que os profissionais que terão contato com os participantes ou o público estejam presentes e atentos aos detalhes, para que nada saia errado e para que se houver algum imprevisto possa ser rapidamente solucionado.

Evento realizado, público satisfeito e equipe exausta. Acabou? Não, ainda não acabou. Após o fim do evento, é necessário reunir o grupo e fazer um balanço geral do evento, discutir onde ocorreram falhas e quais foram os pontos mais altos e mais baixos.

Dessa maneira, a cada evento a qualidade aumenta e os profissionais se tornam mais experientes e seguros.

Por Marcela Conceição

Comentários (2)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021