O poder da resiliência
Olá, mundo!
Em tempos de crise econômica (sob o ponto de vista global) e financeira (sob o ponto de vista pessoal), a melhor atitude a ser adotada no trabalho e na vida, definitivamente, éa gentileza. Com a instabilidade de mercado que se instalou no país e nas empresas com a crise que atingiu diretamente as grandes corporações, quem se sentiu bastante abalado foi o colaborador.
Se você é o tipo de pessoa que fica bastante tenso em momento de pressão e necessidade de trabalhar para gerar resultados, pense que o trabalho terá de ser feito independentemente de seu estado de espírito. O mau-humor e as expressões faciais negativas são danosos para o crescimento profissional de qualquer pessoa.
Concentre-se na qualidade de atendimento às demandas técnicas e relacionais. Pense que o que sustenta você onde você está é seu comportamento, seu desempenho perante situações de pressão e exigência e a forma como você se relaciona com os outros ao seu redor.
O autocontrole é um dos componentes da inteligência emocional e denota alta capacidade de liderança. As pessoas que conseguem superar o mau humor e se mostram resilientes em situações adversas demonstram que são capazes de se controlarem, tendo condições, portanto, de liderarem grupos e contextos mais complexos.
Não se deixe abalar por problemas que independentemente de seu desempenho ocorrerão. Essa é a realidade das grandes empresas e se você quer realmente ser parte de uma grande empresa, comece pelo controle de você mesmo!
Por Marcela Conceição