Abra sua mente: aceite sugestões
Caros Profissionais,
Meus artigos objetivam auxiliar o profissional contemporâneo a incorporar atitudes e sentimentos de um profissional 3.0 e, como hoje não será diferente, preparem-se para avançar uma fase: vamos à inteligência emocional.
Jovens profissionais altamente qualificados e competentes tecnicamente, eventualmente, se frustram no emprego e interrompem uma jornada que poderia ser brilhante em decorrência de um comportamento imaturo e algumas vezes arrogante.
Iniciar a carreira por mérito próprio deve ser motivo de orgulho, mas isso não quer dizer que você não precise aprender mais nada e que sabe de tudo o que acontece em sua área de atuação. O conhecimento é uma cadeia infinita e o mais fascinante é que você um dia vai encerrar sua carreira com a certeza de que ainda há muito a aprender.
Existem profissionais, geralmente os mais jovens, que acreditam que sua competência técnica e habilidades com idiomas e informática o deixam em um patamar superior ao de colaboradores mais experientes, prejudicando, dessa forma, sua imagem perante os colegas.
Não seja arrogante, aceite sugestões e comentários que somem ao seu desenvolvimento profissional. Isso demonstra inteligência emocional de sua parte e faz com que as pessoas vejam em você um profissional maduro e cheio de qualidades. Não esqueça que você está sempre sendo observado. Uma reação positiva a sugestões de mudança de conduta podem levar você ao seu objetivo dentro da empresa mais rápido do que você imagina.
Por Marcela Conceição