Você é um globetrotter 3.0?
Olá, mundo!
Vez por outra eu observo as pessoas ao meu redor e me pergunto se elas acompanham o ritmo dos acontecimentos deste imenso planeta. Geralmente eu concluo que não, pois mais do que cidadãos do mundo é necessário que sejamos mais dinâmicos e precisos em nossas condutas. E este é exatamente o perfil de um globetrotter.
Globetrotter é um neologismo da Língua Inglesa que nasceu da junção das palavras Globe = mundo e Trotter = derivação do verbo to travel (viajar). Portanto, globetrotter significa “aquele que viaja pelo mundo” e esta concepção resume o que se deseja dos profissionais na contemporaneidade.
Parafraseando o jornalista amercicano Thomas Friedman, em seu livro “O Mundo é Plano”, vivemos a terceira fase da globalização. A primeira, chamada de 1.0, foi a fase das grandes navegações. A fase 2.0 foi a fase do pós revolução industrial e a fase 3.0 vem da revolução da informática até 0s dias de hoje.
E como a ciência e a tecnologia não param de evoluir desde o início da fase 3.0, os profissionais que vivem esta era intensa da globalização não podem ficar parados. Seja participante do processo não só porque o mercado de trabalho exige, não só porque o mundo está neste estágio e, sim, porque você precisa viver esta experiência para se desenvolver também.
E como eu também não quero ser só espectadora do processo convido você a ser um globetrotter 3.0. Espero você na próxima estação evolutiva!